Família de Protesto | 2° convidado: Zion-D
O nosso segundo convidado para participar do Família de Protesto, nada mais é que: Zion-D, beatmaker, instrumentista e compositor. Zion-D é morador da Zona Leste de São Paulo, e atualmente é o produtor do Protesto&Poesia, foi com a produção dele que saiu faixas como "Garoto da ZL", "Empatia Hipotérmica" , "Redenção" e diversas outras.

Fizemos algumas perguntas para o Zion, num bate papo bem rápido e leve, lembrando que o intuito da sequencia de matéria, é mostrar um pouco mais de cada um que ajudou o Protesto&Poesia nessa caminhada aqui. Sem mais delongas vamos para as perguntas.
Portal – Fala para nós um pouco do início da sua caminhada, desde que idade você produz? O que te levou para mundo da música?
Zion D: Comecei produzindo a minha própria banda em 2014 , mas produzindo beats e trampando oficialmente com Rap desde 2017 .
A música é uma parada interessante é algo que faz parte de mim já rsrs. Desde pequeno sempre com fones , walkman , radio-relógio tocando música a madrugada toda para dormir .
E ai com 11 anos eu ganhei meu primeiro violão e comecei me interessar e ai fui tocar na igreja e aprendi outros instrumentos como teclado , baixo , bateria etc.
Portal – Por que de Zion-D? Seu nome é Alan certo?
Zion-D: Exatamente meu nome é Alan, é até estranho pq só a minha família ou amigos antigos me chamam assim.
Zion é um nome q eu sempre curti era o nome do filho da Laurynn Hill da música "TO ZION" e filho do Max Cavalera. E eu sempre achei um nome FORTE com um significado espiritual muito forte também, na cultura Rastafári Zion é : Sião (terra prometida)
E o " D " vem de Dents ou Dentinho como me chamavam antigamente e ai surgiu ZION- D.
Portal – No início da sua carreira como produtor musical, você recebeu apoio das pessoas? Pra quem descreditou do seu corre você tem algum recado?

Zion-D: Na verdade todo mundo achava legal mas não acreditava que era uma profissão ou que eu viveria disso. Recado? Acho que não porque a maioria vive pedindo beat de graça, promoção ou reclamam que eu não respondo as msg kkkkk.
Portal – Bom, isso já é um bom recado. rsrs.
Portal – No seu entendimento como produtor, o que o mc tem que ter para conseguir destaque no cenário do rap nacional?
Zion-D: Primeiro e mais importante COMPROMISSO. Se vc não tem compromisso e seriedade com seu trabalho ninguém vai ter.
Segundo , Dedicação.
A Galera tem que entender que como o mundo inteiro esta mudando o mercado da música também está. As coisas se atualizam se renovam e então para vc ser atual e ter um público para comprar o seu produto vc tem que se reinventar.
A partir disso muito corre, divulgação, PERSISTÊNCIA batendo na porta uma hora ela abre.
Portal – O que te inspira a produzir?
Zion-D: A vida , os sentimentos.
Eu gosto de expressar sentimentos nos Beats, nas músicas.
Para que a música remeta o ouvinte a um pensamento, lembrança ou estado de espírito ta ligado?
Portal – Qual as 5 músicas produzidas por você que você mais curte? E no Rap em geral?
Zion-D: Ratho ZL- Nada Disscreto / BAMBA MARVIN - Musa do Meu Flow / LOCÃO MC - Minha oração / WESLEY DA QG ft. DELFINO FLOW - Cueste lo que Cueste / Protesto e Poesia - Garoto da ZL ( Sem puxar a sardinha gosto demais desse som) kkkk
Portal - Esse som, Garoto da ZL foi um marco pro Protesto. rs
Portal: O Lpe e o Ratho, sempre te citam como um dos melhores produtores do Brasil, você também se consideram um dos melhores? Por que?
Zion-D: Confesso que no início eu não me via assim, eu achava meus beats ruins, achava que ninguém pagaria para eu fazer um som. E ao longo desses anos trampando nisso eu consigo ver um crescimento musical , profissional muitoooo maior .
E então ainda não me sinto O Melhor Mas creio que to no caminho de uma longa jornada.
Portal – Além de produtor, a algum tempo você vem mostrando seu talento também na arte de rimar, como se deu esse processo? Vem álbum pela frente?
Zion-D: Foi muito louco em menos de 1 ano saíram umas 30 músicas hahaha
Ainda esse ano estréia o primeiro Single para dar o ponta pé inicial e ano que vem tem álbum🙏🏼.
E não tem muito do processo na verdade eu fui rabiscando ouvindo beat quando vi saiu música😂
Portal – Quem te acompanha de algum tempo, viu que você é um dos fundadores da Enigma Records, fala para nós um pouco mais sobre esse projeto, quais são os objetivos?
Zion-D: Exatamente A Enigma é um nome mais profissional dado ao que já existia.
A Enigma para nós é como um portal ... Aqui dentro o mundo lá fora não existe... As sensações quando se escreve, quando grava, quando produz são inexplicáveis . E a gente se diverte fazendo o que ama.
Graças a Deus temos recebido novos clientes pessoas que confiam o sonho na minha mão e eu me esforço para conseguir realizar da melhor forma.

Portal – Como você se vê daqui 10 anos?
Zion-D: Realizado com certeza!!!! Respeitado e reconhecido pelo meu trampo pelo meu talento. Podendo dar uma condição melhor para mim e para minha família.
E pretendo morrer n ramo da música.
Se tirar a música de mim é como se eu perdesse todos os sentidos tlg?
Portal – Bom, a última pergunta deixamos livre pro entrevistado falar o que quiser, fique a vontade, o tema é livre.
Zion-D: Muito obrigado Protesto pelo espaço para falar um pouco sobre nosso corre nosso cotidiano.
E você Artista, cantor , mc , Beatmaker, NÃO DESISTA.
Continua firmão que as coisas vão acontecer.
Agora segue o Pai la no insta @ziondprodutor @enigmarec. É noix TAMO JUNTOOOOO